Calendário chinês: curiosidades


Dorama: You are my destiny, casal Chen Jiaxin (moça) e Wang Xiyi (homem)
Fonte: Viki


Na coluna da Doramapédia de hoje, vamos falar um pouquinho sobre o calendário chinês. Aposto que já ouviu falar ou até viu alguma animação que mencionasse algo a respeito; pensando nisso, reunimos algumas curiosidades sobre o tema. 


Quem criou o calendário chinês? 


De acordo com algumas lendas, a origem do calendário chinês vem de 2254 a.C., quando o imperador Yao solicitou que seus astrônomos demarcassem as etapas do ano, levando em conta a primavera, o verão, o outono e o inverno.


Na dinastia Shang, o imperador, orientado por um grupo de astrônomos, expedia um novo  calendário anualmente, o que, na época, era um sinal de que o império era bem administrado, além de ter céus e terra equilibrados. 


Como o calendário chinês organiza os dias, meses e anos? Quantos meses tem o calendário chinês?


Segundo o antigo calendário, cada um dos doze meses começava no início da lua nova e, quando necessário, recebia um dia para que acompanhasse o ciclo lunar, deixando-os com vinte e nove ou trinta dias.


Além disso, ele contava com vinte e quatro marcadores periódicos, os jiéqì,  que ajudavam os agricultores a saber o melhor momento de plantar e colher. Cada qual representava um acontecimento, como o “despertar dos insetos”, por exemplo. Esse ponto fez com que ele também ficasse conhecido como “calendário lunissolar”, por considerar ambos os astros.


Durante o governo do imperador Wu, da dinastia Han Ocidental, aconteceram algumas modificações. Uma inclusão interessante foi a menção honrosa a animais, ano a ano; isto é, cada ano é regido por um animal dentre os doze escolhidos.


Há outra lenda local que fala que existia uma corrida para determinar qual seria a ordem das homenagens; nisso, reza a lenda que o rato, astutamente, viajou nas costas do boi e saltou a sua frente no último momento.  




Os doze animais do calendário chinês
Fonte: Freepik

Além de considerar os animais, que fecham um ciclo a cada doze anos, eles também trabalham com cinco elementos; ou seja, alguém que nasceu na próxima homenagem do seu animal correspondente, apesar de tender a ter traços parecidos, pode vir com “níveis diferentes” de cada atributo.

Mesmo que a República da China tenha incorporado o calendário gregoriano em 1929, ainda hoje, o calendário tradicional é utilizado para comemorações como o Ano Novo Chinês ou o festival das lanternas, além de também ser consultado na astrologia antes de episódios importantes. 


Falando nisso, o Ano Novo Chinês, segundo o calendário lunar, foi comemorado no domingo passado, dia 22 de Janeiro (Então Feliz Ano Novo novamente, pessoal! ;). Já no calendário solar, o Ano Novo será no dia 3 de fevereiro.





Acredita-se que as pessoas nascem com características do ser que corresponde ao seu ano de nascimento, daí vem o nome “horóscopo Chinês”. 


 Interessante, não?


Gostaria de saber qual animal corresponde ao seu ano de nascimento? Então acesse nossa página no campo abaixo: 





                                                                  ~ ♥ ~


Gostaria de saber seu signo segundo o horóscopo Chinês?

Basta informar o ano que você nasceu e confirmar no botão correspondente.


Para ficar por dentro de todas as novidades da Dorama Books, basta seguir todas as nossas redes sociais. 

  Annyeong! 💜








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que você achou? Diga pra gente nos comentários: