TOP 10 motivos que fazem os doramas tão viciantes

Reprodução: Netflix
Foto: Divulgação

Os doramas viciam e fazem sucesso por causa de uma combinação de causas. Veja abaixo uma lista com 10 fatores que explicam esse sucesso:

1º Motivo - Parecem a nossa própria vida, só que mais emocionante.

Um ponto importante que nos fazem amar os doramas é o fato de que cada episódio foca bastante no relacionamento entre as pessoas, a amizade verdadeira e leal, a família (que pode ser incrível ou muito problemática), as dores e as alegrias que vivemos no nosso dia a dia, os altos e baixos, as lutas que enfrentamos. A maneira como as pessoas se comportam e como reagem às coisas, os momentos engraçados e fofos... Tudo isso nos lembra de nós mesmos, de momentos que vivemos ou que ainda sonhamos em viver. Os doramas nos mostram a vida, nos lembram de que estamos vivos, mas eles conduzem isso de um jeitinho especial que nos faz até mesmo recuperar nosso próprio ânimo de viver. Não é à toa que você encontra inúmeros relatos nas redes sociais de pessoas que conseguiram sair da depressão graças aos doramas.

2º Motivo - O incrível capricho pelos detalhes.

Você com certeza já se deparou com aquele tipo de cena em que os protagonistas estão começando a descobrir o que sentem um pelo outro. Você consegue saber o que cada um está sentindo sem que eles precisem dizer nem uma palavra sequer. A única coisa que fala nesse tipo de cena são os olhos, os sorrisos e as expressões do rosto. Cada minúsculo detalhe é valorizado. Mas isso também se estende para outros tipos de relacionamento. Você também consegue ver a dor dos personagens, o alívio e a força através das expressões. Você consegue saber o quanto uma amizade é verdadeira, o quanto uma mãe tem carinho por seu filho, o quanto um personagem odeia o outro. Tudo isso é dito no silêncio, e você sente no seu coração.

Se você já assistiu a um dorama, sabe bem do que eu estou falando. Mas aí você pode me perguntar: como eles conseguem fazer isso? A resposta é simples. Conseguem fazer isso porque os atores são muito bons e porque existe muito capricho e profissionalismo com o que estão produzindo. O cenário, a música de fundo, todo o processo de acontecimentos que foram arquitetados antes desta cena... tudo é muito bem pensado para construir esse efeito.


3º Motivo - Você assiste tudo como se fosse um observador-personagem.

Você vê todo o processo do casal se apaixonando, ou da amizade nascendo, ou da evolução e amadurecimento daquela pessoa, e você se sente parte daquilo, e sente que queria viver esse processo na sua vida também.Você se frustra com o personagem, torce junto, fica com raiva quando ele toma uma decisão boba, ri com ele, chora com ele, sente tudo ao lado dele. Você sente que está ali, comendo aquele kimchi, mesmo nunca tendo provado essa comida; caminha por aquelas ruas e enfrenta o cansaço de um longo dia de trabalho em um aranha-céu em Seul, mesmo sem nem sair do seu quarto. É quase como se você conhecesse aquelas pessoas e estivesse ali com elas, apesar de, na realidade, você ser apenas um observador.

E quando o doroma acaba, vem aquele baque, porque você sente falta daquela rotina, que, por algumas horas ou dias, acabou se tornando parte de você e da sua vida também.

 

4º Motivo - Temas muito profundos são mostrados de uma forma leve.

Você pode até dizer que prefere os doramas mais light e fofinhos, que possuem um final feliz. Mas se você reparar bem, mesmo nesses doramas, que geralmente são comédias românticas, SEMPRE haverá alguma situação triste que os protagonistas irão precisar enfrentar em algum momento. Seja um trauma do passado, ou alguma tragédia que aconteceu ou que ainda irá acontecer. Mas por que, mesmo assim, você continua adorando e achando tudo muito fofinho?

Bem, é por causa da maneira que a trama é desenvolvida e porque eles sempre intercalam uma cena mais profunda com uma mais leve e tranquila.

Além disso, a resiliência dos personagens é muito clara. Pode ser o pior momento do mundo na vida daquele personagem, mas ele ou ela irá levantar no dia seguinte e ir à luta com um sorriso no rosto, tentando ao máximo parecer que está bem. Apesar de doramas serem dramas, os personagens não ficam fazendo drama, chorando na cama por muito tempo. Curioso, não?

5º Motivo - Inocência e sensualidade ao mesmo tempo.

Existe muita sensualidade nos doramas, isso é fato, mas não tem vulgaridade. O olhar do Oppa faz você se derreter completamente, mas ele não vai precisar mostrar nem um centímetro sequer do corpo dele para conseguir causar esse efeito em você. E isso é maravilhoso, porque a gente pode ficar assistindo tranquilamente na frente dos nossos pais, amigos, cônjuges e até namorado ou namorada, sem medo nenhum de ser feliz, porque não vai brotar na tela nenhuma cena hot para nos envergonhar ou nos deixar encrencados com o nosso parceiro.


6º Motivo - Mostram o quanto a Ásia é um continente desenvolvido e moderno.

No passado, quando pensávamos no continente asiático, nossa falta de conhecimento nos fazia imaginar países cheios de restrições, pobreza e atraso. Mas depois do estouro dos doramas, isso mudou totalmente, porque podemos ver como o leste asiático, ou seja, Coreia do Sul, Japão, China, Tailândia e Taiwan são países modernos (alguns mais até que o nosso), com uma qualidade de vida boa, paisagens ecológicas e incríveis, celulares de última geração inimagináveis (a tela é dobrável, como isso é possível? Socorro! Kkk), aranha-céus estonteantes, entre muitas outras coisas. É claro que também vemos que essa modernidade toda não é acessível para todo mundo, mas, mesmo assim, é incrível poder constatar que a imagem que tínhamos do leste asiático era totalmente equivocada e, agora, graças aos doramas, podemos ter acesso à imagem real do desenvolvimento desses países.


7º Motivo - A cultura.

Quanto mais assistimos, mais aprendemos sobre os costumes, o jeito de ser, os valores, enfim, a cultura em geral desses países. E é muito bom podermos aprender essas coisas, porque percebemos que, mesmo do outro lado do mundo, algumas manias e costumes são parecidos com os nossos, e podemos nos identificar em muitos aspectos. Mas, mesmo nas diferenças, que são muitas, nos vemos interessados também, porque é sempre maravilhoso conhecer outros lugares e outras culturas, e os doramas nos permitem essa experiência sem precisar sair sequer da nossa cama.
 

8º Motivo - A beleza.

Outro fator que nos faz viciar em doramas é que, além de toda a preocupação que as produções têm com a estética dos cenários e ambientes, os personagens também são muito bonitos. Mesmo aqueles doramas com protagonistas mais velhos, ficamos encantados com a beleza deles, e sem falar que parece que eles não envelhecem nunca.

Mas não para por aí. Também são muito elegantes, sexy e usam umas roupas super fashion e únicas.


9º Motivo - Nós já estamos cansados das produções ocidentais.

Isso é fato. Nas produções do ocidente, já está tudo muito previsível e chato. Quando você assiste um filme de romance, já sabe que o casal principal vai se apaixonar do nada, de uma forma totalmente vazia e forçada, aí no mesmo dia eles vão trepar e pronto, acabou a história. Não tem emoção, não tem a gente acompanhando os detalhes de cada olhar, cada expressão facial, cada palavra dita e não dita que os doramas nos proporcionam. Com o dorama, você acompanha todo o processo e se apaixona junto com os personagens. Cada gesto fofo e tímido, cada mimo que um faz para o outro, você se sente parte disso. Cada momento de superação, cada derrota que o personagem enfrenta, cada “não” que ele recebe, cada lágrima, esforço e dedicação. Você está com ele para tudo isso, e até sente no final que evoluíu e amadureceu junto com ele. Doramas são uma novidade. Nos mostram uma sociedade que possui valores parecidos com os nossos, mas também mostram uma cultura totalmente diferente da nossa e que é muito interessante. Então, queremos sempre estar indo atrás de informações sobre comidas, gestos, lugares, gírias, tudo o que os doramas nos mostram e que nos fascinam, porque é algo inédito, que nos faz viajar e conhecer um lugar novo sem precisar sair do quarto e sem precisar estudar sobre isso.


10º Motivo - A criatividade.

Os doramas podem até ter semelhanças entre si e entre as produções ocidentais, mas você nunca vai encontrar um dorama igual a outro. Mesmo que abordem temas já batidos no ocidente, eles usarão de muita criatividade e acrescentarão algo de novo dentro desse tema. Um ótimo exemplo disso é o All of Us Are Dead, que pega o tema de zumbis, — que já cansamos de ver sendo exaustivamente produzido pela América —, e acrescentam um tema muito importante e que precisa ser mais discutido, que é o bullying, mostrando como ele pode destruir o futuro de um jovem e até causar mortes, ALERTA DE SPOILER, e no caso de All of Us Are Dead, pode causar um apocalipse zumbi.

Além disso, mesmo quando um dorama é de romance, você sempre se deparará com um enorme suspense, que te prende bem forte, pois você fica obcecado por saber o que aconteceu, porém, diferente das produções ocidentais, os doramas são construídos de uma forma que você não consegue prever o que aconteceu, e a única forma de entender o mistério que se coloca a sua frente, é assistindo. Além do mais, as histórias são sempre bem desenvolvidas. E você pode até não gostar de alguns finais, mas você não pode dizer que ficaram pontas soltas na trama, porque eles sempre trabalham muito bem isso.



~💜~

Para ficar por dentro de todas as novidades da Dorama Books, basta seguir todas as nossas redes sociais. 

  Annyeong! 💜








 

6 comentários:

  1. Gostei muito desse texto. Concordo com os pontos abordados. Penso que esses são alguns dos motivos que nos fazem gostar tanto de doramas.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo25 maio

    Parabéns pelo texto carregado de boas percepções. Os doramas são realmente apaixonantes. E, mesmo tendo pontos que se repetem em quase todos os filmes, como as cenas na chuva (sempre tem um guarda-chuva bonito), da neve caindo num momento estratégico, nas bebedeiras e na espera paciente deles para as coisas acontecerem, só nos dá vontade de assistir mais e mais. Um ponto que tbm ressalto é a parte cômica que eles fazem tão bem. Às vezes na sutileza, em outras em berros zangados que duram segundos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18 junho

    Me apaixonei pelas séries coreanas esse ano e concordo com tudo que foi escrito aqui dos 10 motivos e acrescento mais um.
    Na há intrigas como nas novelas brasileiras onde todos sempre parecem querer puxar o tapete do outro. Não creio que a vida seja assim.
    Nos doramas coreanos existe muita fofoca mas a intensão é outra, é ajudar e tentar entender o outro.
    Me apaixonei pelos doramas sul coreanos e nem consigo mais ver filmes e series outras com excessão de algumas polonesas como a Gang da Luva Verde e Revelaçoes de Família, que pontualmente são interessanres mas não nos envolvem de coração como os doramas.
    Viajo pelos mares coreanos,costumes, pelo dito e não dito e me encanto.
    Meus dias ficaram melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12 agosto

      Nossa, colega, tem muita intriga, sim. Em quase todos eles. Ou é bullyng, ou é briga por hierarquia, ou por herança ou disputa por um Amor.

      Excluir
  4. Anônimo01 julho

    Eu comecei a assistir Doramas a pouco tempo e estou cada vez mais apaixonada Rsrs. São bem melhores que séries brasileiras.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo31 agosto

    Parabéns pelo texto! Concordo plenamente! Amo doramas e sempre que termino um, já procuro outro. Estou apaixonada pelas séries. Tem cenas que me pego sorrindo e feliz! E isso me faz bem!

    ResponderExcluir

E aí, o que você achou? Diga pra gente nos comentários: